Retorna à página principal                      

 
 

              

             NOTÍCIAS

 



 

 

 

Salvador, 10 de dezembro de 2014.

Prezado Associado,

O Núcleo BA/SE da Sociedade Brasileira de Geologia, tem o prazer de convidá-lo para a posse de sua Diretoria – Gestão 2015/2017 a realizar-se no dia 17/12/2014 (Quarta-Feira), às 16h00, no Instituto de Geociências (UFBA), sala 106-C.

DIRETORIA

Presidente - Marilda Santos Pinto Miedema
Vice-Presidente -
Simone Cerqueira Pereira Cruz
Diretora Secretária -
Cristina Maria Burgos de Carvalho
Diretor Financeiro -
Wilton Pinto de Carvalho
Diretora de Programação Técnico-Científica -
Rita Cunha Leal Menezes
Diretora de Comunicação e Publicações -
Jailma Santos de Souza Oliveira
Diretor Adjunto - Sergipe -
Maria de Lourdes da Silva Rosa
Comitê Auditor -
Débora Correia Rios

A Diretoria

Sociedade Brasileira de Geologia
Núcleo Bahia-Sergipe
Instituto de Geociências da UFBA
Sala 401-D
Tel. (71) 32356789



 O Núcleo Bahia-Sergipe da Sociedade Brasileira de Geologia, em parceria com o Núcleo de Geologia Básica (NGB), na ocasião da escala do navio oceanográfico francês ATALANTE em Salvador, tem o prazer de convidá-lo para as palestras do IFREMER (Instituto Francês de Pesquisa e Exploração do Mar).

Palestrantes :  Daniel Aslanian e Maryline Moulin

Local: IGEO/UFBA – AUDITÓRIO “B”
Data: 05/05/2014 (Segunda-feira)       
Horário: 11:00h
                                                                                  Clique aqui para mais detalhes


O Núcleo Bahia-Sergipe da Sociedade Brasileira de Geologia tem o prazer de convidá-los para a palestra intitulada "Algumas Considerações Sobre o Potencial para Fosfato na Bahia e no Brasil", a ser ministrada pela geóloga Msc. Maísa Bastos Abram, da Divisão de Avaliação de Recursos Minerais da CPRM-Serviço Geológico do Brasil.

LOCAL: IGEO/UFBA – AUDITÓRIO “B”
DIA: 23/04/2014 (Quarta-Feira)
HORÁRIO: 17:00H


47º CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA
   

Datas Importantes

Início da submissão de resumos: 08 de janeiro de 2014
 
Término da submissão de resumos: 10 de abril de 2014
 
Comunicado dos resultados da avaliação: 02 de junho de 2014
 
Data-limite para inscrição de autores: 04 de agosto de 2014
 
Data-limite para inscrição em minicursos e excursões: 15 de junho de 2014
 
Data-limite para inscrição on-line: até 01 de setembro de 2014
 
Realização do evento: 21 a 26 de setembro de 2014
 
 

  •  UFBA abre concurso para Professor do Quadro Permanente

     
  • As inscrições estarão abertas no período de 21/08 a 19/09/2013.

    DEPARTAMENTO:

    GEOLOGIA:

    1) Área de Conhecimento: Geologia Econômica

    Classe: A Denominação: Professor Adjunto A RT: DE Vagas: 01
    Titulação: Graduação em Geologia com Doutorado em Geologia.
    Perfil: Experiência comprovada na área do concurso.

    2) Área de Conhecimento: Petrologia e Mapeamento Geológico

    Classe: A Denominação: Professor Adjunto A RT: DE Vagas: 01
    Titulação: Graduação em Geologia com Doutorado em Geologia.
    Perfil: Atuação e publicações na área do concurso.

    Veja nos links abaixo os editais:

    - Edital do concurso público para docente do Magistério Superior

    - Edital de inclusão nº 02


    Maiores detalhes podem ser encontrados no site da UFBA  (www.concursos.ufba.br)


    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
     

  • Faleceu ontem (02/08/2013) na cidade de  São Paulo o geólogo Professor Doutor Fernando Flávio Marques de Almeida.

    De acordo com comunicado da Sociedade Brasileira de Geologia, a comunidade geológica brasileira, amigos e parentes estão prestando uma homenagem ao Professor Fernando Flávio Marques de Almeida no velório que no momento (03/08/2013) está transcorrendo no Instituto de Geociências da USP (IGc), rua do Lago, 562, Cidade Universitária.
     
    O féretro sairá do IGc às 15hs, com destino ao Cemitério São Paulo, na R. Cardeal Arcoverde, bairro de Pinheiros, com sepultamento previsto para 15:30-16hs.

    A Sociedade Brasileira de Geologia apresentou aos familiares do Professor Fernando seus votos de profundo pesar e sua  homenagem ao legado científico, profissional, ético e pessoal daquele que foi um dos maiores geocientistas do país e do continente, tendo sido paradigma de pelo menos três gerações de geólogos.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Biografia do Professor Doutor Fernando Flávio Marques de Almeida

    Nasceu no Rio de Janeiro em 1916. Foram seus pais o advogado Gerson de Almeida e Nair Marques de Almeida. Fez seus estudos primários e secundários no Ginásio de São Bento em São Paulo, estado em que passou a maior parte de sua vida. Terminado o curso ginasial fez concurso para a Escola Politécnica de São Paulo, onde se diplomou em Engenharia Civil no ano de 1938. Teve muita influência em seu futuro profissional o Professor Doutor Luiz Flores de Moraes Rego, Catedrático de Mineralogia, Petrografia e Geologia dessa Escola. Ao terminar o ano letivo em que cursou sua Cátedra, o Professor Moraes Rego convidou-o para ingressar como assistente-aluno no Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Ao diplomar-se tornou-se Assistente do Professor Moraes Rego, prematuramente falecido.
    Permaneceu na Escola Politécnica durante 35 anos, tendo feito concurso para Livre-Docência em 1957, com tese sobre a Geologia e Petrologia do Arquipélago de Fernando de Noronha, quando regia a Cátedra o professor Doutor Octávio Barbosa. Com a exoneração deste, assumiu a Cátedra, para a qual fez concurso em 1962, com tese sobre a Ilha de Trindade. Até 1969 esteve em regime de tempo parcial, que lhe permitiu ingressar no Departamento Nacional da Produção Mineral, para o qual fez concurso em 1956, tendo-se exonerado em 1969, para assumir regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP). Aposentou-se em 1994. Em 1974 foi contratado pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, em regime RDIDP. Em 1978 deixou a Universidade e ingressou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, de onde acaba de se afastar. Licenciou-se desse Instituto entre 1985 e 1990, sendo contratado pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.
    Durante tão longa vida profissional percorreu quase todo o País, tendo publicado 176 trabalhos científicos e capítulos de livros no Brasil e exterior, versando sobre vários temas das Geociências. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Geologia e o primeiro editor-chefe da Revista Brasileira de Geologia. Exerceu diversos cargos técnico-científicos e administrativos e participou de numerosos congressos e outras reuniões científicas nacionais e internacionais.
    Entre as distinções recebidas destacam-se: Biografia em Who's Who in the World, da Marquis Who's Who Inc., Chicago (1971-1972); Vice-Presidente da Société Géologique de France (1971); Medalha José Bonifácio - Sociedade Brasileira de Geologia (1964), Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidente da República do Brasil (1995), Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Campinas (1991); Medalha de Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (1995).

    (Modificado do site da Academia Brasileira de Ciências)"
     


  • Atenção: O livro "Geologia do Brasil" de Yociteru Hasui, Celso Dal Ré Carneiro, Fernando Flávio Marques de Almeida e Andrea Bartorelli, recentemente lançado em Salvador, pode ser adquirido no Núcleo BA-SE. Tel.: (71) 3235-6789.

 

 

 
   

                                                                                                     Retorna a página anterior